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Contabilidade de Condomínio: Suporte Contábil Profissional

A contabilidade de condomínio é precisa ser eficiente para uma boa gestão.

A gestão de um condomínio envolve muitas tarefas e responsabilidades que não são consideradas fáceis. Contudo, a maior parte dos gestores, concordam que lidar com a contabilidade no condomínio é a parte mais complicada deste trabalho.

Por isso é necessário dizer que administrar um condomínio é como administrar uma empresa.

Afinal, é uma atividade que envolve registros patrimoniais e financeiros que exigem bastante atenção. Como por exemplo: contas a pagar e receber, encargos, impostos e até mesmo salários.

Vamos destacar aqui o serviço realizado nos seguintes itens, que se referem a parte contábil do condomínio

1. Escrituração contábil de um condomínio

Muito mais do que uma obrigação legal, a escrituração contábil faz parte de um conjunto de procedimentos que colaboram com a organização das contas do condomínio.

Por meio dela, todas as movimentações econômicas são registradas em detalhes e em ordem cronológica, de acordo com as melhores práticas e com os princípios da contabilidade.

O objetivo é traçar um raio-X completo das transações da organização, produzindo dados e informações que são usados nos demonstrativos e relatórios. 

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil é o princípio da contabilidade de condomínio, onde ficam registrados todos os fatos administrativos e econômicos que ocorreram desde o início do negócio. Pode ser feita de forma manual, mecânica ou digital, mas o importante é que ela forneça de forma verdadeira e específica todas as informações necessárias para fazer o controle de patrimônio da empresa, no caso vimos que o condomínio pode ser visto como uma empresa.

A realização desse procedimento contábil é obrigatória, pois somente a partir dela pode-se realizar outras técnicas contábeis, como demonstrativos e auditorias. Além de ser obrigatória, existe uma infinidade de normas e especificações para o desenvolvimento da escrituração, não podendo ser feita de qualquer jeito ou pelos profissionais errados.

Quais os benefícios de fazer a escrituração contábil?

O primeiro passo para compreender os benefícios da escrituração contábil é entender que ela vai além de um documento obrigatório. Sua função é ser um diário da empresa, facilitando a organização e o gerenciamento da parte financeira e até estrutural. Qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, se beneficia da organização que a escrituração contábil agrega.

A escrituração contábil é uma espécie de memória do seu negócio, onde tudo vai estar ali, alinhado e descrito.

Assessoria e Consultoria do Condomínio

O serviço de consultoria do condomínio é uma alternativa buscada por síndicos, gerentes ou administradores de condomínios em geral, para que a gestão do empreendimento seja otimizada, com segurança, agilidade e menos burocracia e, assim, oferece maior tranquilidade aos condôminos e aos administradores do condomínio.

Uma empresa que oferece o serviço de consultoria condominial conta com profissionais especializados em diversas áreas, como administradores, advogados, área financeira, de recursos humanos, entre outras especializações que são responsáveis por realizar o estudo do empreendimento, analisar diversos fatores e, assim, apresentar soluções criativas para as necessidades do condomínio e, ainda, acompanhar de perto a rotina do local, garantindo que todos os processos sejam executados de forma correta.

Principais vantagens obtidas com a consultoria condominial

A consultoria condominial é uma forma de potencializar os serviços prestados pelo síndico do condomínio, garantindo máxima eficiência na gestão de finanças, de documentos, de questões legais, entre outras atividades.

Entre os principais serviços que englobam a consultoria condominial, destacam-se:

  • Assessoria jurídica para execução de deliberações do síndico e emanadas pela assembleia; oposição a quaisquer atos de condôminos contrários à lei vigente, à convenção e ao regimento interno do condomínio; representação junto aos órgãos públicos, entre outras funções;
  • Auxílio com questões trabalhistas com recrutamento e seleção de funcionários para diversas funções como: portaria, segurança, limpeza etc. Além de realizar os processos de admissão, demissão e homologação, entre outras atividades;
  • Otimização na área financeira, com cobrança de cotas condominiais em atraso, abertura de contas específicas para o condomínio, atualizações diárias da conta corrente do condomínio à disposição do síndico, entre outros benefícios

Fechamento de Balanço

O fechamento é uma operação própria da contabilidade. Consiste em fechar três tipos de contas: as de entrada (receitas), saída (despesas) e custos. Estas contas mostram tudo o que foi acumulado durante determinado período, normalmente de 1 de janeiro até 31 de dezembro. Assim, estas contas determinam os lucros e as perdas da empresa.

Elaboração de balancetes

Você já ouviu falar do Fechamento de Balanço, um relatório contábil que representa uma fotografia da empresa ao final de cada ano. O que isso significa na prática? O balanço apresenta o patrimônio da empresa através do saldo de contas, organizadas entre: bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido e tem como principal função a análise de dados para planejamentos financeiros e tributários dos próximos anos.

Porém, agora, falaremos da Elaboração de Balancetes, que nada mais é que o resultado parcial do Balanço Patrimonial antes da apuração do resultado ao final do ano.

Como comentamos, o Balanço Patrimonial é realizado ao final de cada ano, porém nem sempre é prudente realizar o planejamento e analisar os dados de sua empresa apenas uma vez ao ano.

Para estas análises intermediárias de resultado será utilizado o balancete de verificação.

Elaboração dos livros obrigatórios do condomínio

Os livros contábeis são todos os registros de caráter econômico e financeiro usados por uma empresa. Entre esses dados, deve haver um histórico atualizado da organização, assim como um panorama atual com um planejamento financeiro de médio a longo prazo.

Seu objetivo principal é registrar todos os acontecimentos financeiros de um negócio no decorrer de um ano. Sendo assim, eles possuem um importante papel na gestão contábil de uma empresa, já que auxiliam na compreensão dos resultados financeiros, como no registro do Balanço Patrimonial.

São eles:

  1. Livro Diário;
  2. Livro Razão;
  3. Livro Caixa;
  4. Livro de Registro de Inventário;
  5. Livro de Registro de Prestação de Serviço.

Elaboração de relatórios gerenciais

Indo direto ao ponto, podemos conceituar os relatórios gerenciais como documentos cuja destinação é guiar gestores e líderes no processo de tomada de decisões.

Para isso, um relatório gerencial deve conter informações estratégicas sobre o negócio, materializando em dados legíveis e úteis a real situação da empresa sob determinado enfoque.

Esse tipo de expediente é bastante utilizado para acompanhar o desempenho de processos e viabilizar a concretização dos objetivos do empreendimento.

Ou seja, os gestores fazem as devidas análises, avaliando pontos específicos da empresa, de forma a entender se os resultados estão dentro do esperado ou se é necessário realizar alguma mudança.

Bom, você teve aqui uma visão geral dos serviços oferecidos e todos eles são fundamentais para o suporte contábil de um condomínio.

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